quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

O que é a LUA e como consigo uma?

O que é a LUA e como consigo uma?

A Lua é algo que fica orbitando o teu planeta. Tu não podes colonizar uma Lua, a ÚNICA maneira de conseguir uma é tendo uma batalha no teu planeta. A cada 100.000 de escombros, tu consegues 1% de chance de conseguir uma Lua, com um máximo de 20%. Não é algo cumulativo, a chance é dada no final da batalha, dos escombros criados daquela batalha unicamente. Se formar uma virás no final do relatório de combate a seguinte mensagem:
Devido a quantidades enormes de partículas de metal e cristal nascidas do combate atraem-se e criam lentamente um satélite lunar na órbita do planeta.
A Lua é agora tua e podes começar a construir nela imediatamente.


Como funcionam os campos de uma Lua?

A Lua começa com 1 campo. Cada base lunar te dá mais 3 campos (embora te dê na verdade 2, pois tu irás precisar de 1 campo para construir o próximo nível da base lunar). O número máximo de campos é determinado pela equação:

(Tamanho da Lua/1000)²

Arrendondado. O tamanho da Lua é em milhares de quilômetros quadrados.


O que eu posso construir numa Lua?

Luas podem ter: Fábrica de Robôs (ajuda a construir os edíficios maiores mais tarde)
Hangar (especialmente usado para defesa)
Armazéns de Metal/Cristal/Deutério (totalmente inúteis na Lua)
Base Lunar (usada para criar mais campos na Lua)
Sensor Phalanx
Portal de Salto Quântico


O que é o Sensor Phalanx e como funciona?

O Sensor Phalanx permite que tu scaneie qualquer planeta numa extensão de XX sistemas solares (a extensão é calculada por [(nível do sensor)² - 1] ou podes usar a calculadora de Ferramentas - Alcance do Phalanx. Quando tu scaneia um planeta, uma nova janela abre de todas as frotas que estão vindo ou indo deste planeta, semelhante a da Vista Geral. A vantagem disso é que um jogador pode saber todas as missões das frotas do teu planeta e a hora exata de chegada de cada uma. Essa é a razão fundamental para se evitar estar num raio do Sensor. Cada scan custa 5.000 deutério.


Como posso evitar ser scanneado pelo Sensor Phalanx?

Na verdade, as ÚNICAS missões que o Sensor não capta são as que vão entre dois objetos não possíveis de serem scanneados e são eles: escombros (reciclagem) e as Luas. Então os únicos fleetsaves seguros são os que vão de uma Lua para um campo de destroços ou de uma Lua para outra Lua.

obs: Não há como saber se alguém está te scanneando, tu não recebes nenhuma mensagem.
obs: Quando tu mandas uma frota em missão transferir e manda regressar, a mesma não é captada pelo sensor. Mas se tu mandas em transportar e colocas para regressar, aparece.

O que os Portais de Salto Quântico fazem?

Portais de Salto Quântico são extremamente caros que podem ser construídos me Luas. Tu precisas de no mínimo dois deles, portanto duas Luas, para funcionarem.
Tendo os dois - ou mais - Portais é possível mandar tuas frotas (só frotas, sem recursos) de um portal para o outro a cada 60 minutos, totalmente de graça. A viagem de um Portal para outro é instantânea.
Só é possível mandar as frotas entre os dois portais TEUS, não há interações com outros jogadores que possuam Lua.


Por que as Luas são tão incríveis?

Bem, uma Lua te permite crashar outros jogadores, até mesmo se eles fazem fleetsave. É quase impossível te crashar se tu fazes fleetsave corretamente (como já foi explicado acima) além de te dar um lugar para estocar teus recursos.


É verdade que Luas podem ser destruídas?

Sim, Luas PODEM ser destruídas, mas somente por Estrelas da Morte e é arriscado e difícil. Para calcular a probabilidade de destruição de uma Lua use a calculadora de Probabilidade de Destruição de uma Lua
Se uma Lua é destruída, todas as frotas que estavam indo para a Lua irão para o planeta.
Se uma Lua é destruída tu podes conseguir outra no mesmo planeta.


Como o tamanho de uma Lua é determinado?

O tamanho da Lua é totalmente ao acaso. No entanto, se a Lua foi criada de um crash de 20% ela terá sempre no mínimo 8000km, sendo quase invulnerável as Estrelas da Morte.


Eu posso ter mais de uma Lua?

Claro, mas não duas luas no mesmo planeta. Duas Luas, especialmente em galáxias diferente seriam ótimas - tu poderias ter Phalanx nas duas dando uma ampla área de cobertura, e Portais entre elas.


Quando uma Lua é criada, o que acontece com os escombros?

Quando uma Lua se forma, os escombros permanecem onde estão. A Lua é criada dos outros 70% de restos da naves crashadas no teu planeta e não dos 30% que sobram para a reciclagem.


Quando coloco o mouse sobre uma Lua o que significam aquele números?

Um em km é o tamanho da Lua. O outro é a temperatura (que aparentemente não tem utilidade nenhuma).

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Como fazer FLEET?

Como fazer FLEET?

Bem pessoal vamos a aula de como se faz fleet

fleet é o que se faz pra não perder as naves e os recursos quando está offline

Ex:Se eu saiu do pc d 18:00 e so entrou no outro dia d 15:00 o meu fleet vai ser + ou - 21h 30min você faz assim faz

Vai em frotas e seleciona a sua frota e todos os seus recursos tda vc manda suas frotas pra alguma colonia sua com uma velocidade mais baixa
Onde tem 100% vc abaixa a velocidade ate ela ficar na hora q de pra vc entrar se vc entrar no caso que falei se vc sai d 18h vc abaixa a velocidade ate fik umas 21h 30min por ai

Tem q se fazer o fleet pra naum atacarem sua frota quando vc estiver offline

Irei fazer um Passo a Passo para vcs entederem

1ª vc vai em frotas e seleciona todas as sua frotas e clica em "ok"

2ª Agora você vai mandar ele ir para uma das suas colonias e vc seleciona a velocidade " onde fica o 100%" ai vc coloca na velocidade que você deve colocar (Depende de que horas você vai voltar a ver o ogame) e clica em proceder


3ª Agora você vai colocar em TRANSFERIR e vai selecionar todos os seus recursos e vai clicar em proceder Lembre-se você nunca ira colocar em TRANSPORTAR

Depois você ira trazer de volta suas frotas ao seu planetra principal e pronto
Você acabou de fazer um fleet

Criado pro _Falcon_ e Mathwwww

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Manual Ogame

Manual OGame

Planeta Principal
Para começar cada jogador recebe um planeta com 163 campos (espaço disponível para construir estruturas no planeta) e uma quantidade básica de metal e cristal.
Os números que aparecem ao lado do nome de nosso planeta são as coordenadas de sua localização dentro do Universo em que nos encontramos. Representam Galáxia: Sistema Solar: Posição Planetária dentro desse Sistema Solar.
O Universo vai desde 1:001:1 até 9:499:15. Cada universo é independente de outro, assim, quem joga no Universo 1 não interage de forma nenhuma com o jogador do Universo 2. É permitido criar 1 conta por Universo.

Para mudar o nome do planeta devemos ir a página "Visão Geral" e clicar onde diz Planeta “Nome do nosso planeta”, aí aparecerá um quadro onde diz Nomear, com um espaço onde pudemos escrever o novo nome e finalmente pressionar no botão Nomear.

A posição do planeta com respeito ao sistema solar influi em algumas coisas:
- quanto mais baixo for o número, isto é mais perto do sol, o planeta será mais quente. Planetas mais quentes produzirão mais energia solar com seus satélites solares e as plantas de energia solar, mas menos deutério do que um planeta, mas afastado.
- a posição também influi na quantidade de campos no momento de colonização, isto é explicado mais à frente.


Recursos
Gerar recursos é de grande importância já que são a base de todas as construções e pesquisas.

Primeiro passo é construir a Planta de Energia Solar. Nunca descuidar a energia porque senão tivermos a energia suficiente as nossas minas funcionarão abaixo da sua capacidade. O jogo tem um erro e não atualiza corretamente a energia que está a sendo consumida, isto é solucionado indo à pagina de Recursos e clicando no botão calcular. Sabendo isto podemos ir ampliando as minas e controlando sempre a energia suficiente para a produção de recursos. Se clicarmos no nome da mina (ex. Mina de Metal) aparecerá um quadro mostrando para cada nível dessa mina qual é sua produção por hora e o seu consumo de energia. Desta maneira podemos saber se temos a energia disponível para abastecer a mina no seguinte nível ou devemos ampliar primeiro a nossa Planta de Energia Solar.

A energia é mostrada como xx/yy sendo xx a energia disponível no momento e yy a energia total que estamos a produzir. Quando a energia disponível esta em negativo e vermelho é sinal que não estamos a gerar energia suficiente para abastecerem as nossas minas e por isso devemos aumentar a nossa produção de energia.

Energia solar é gerada através de Plantas de energia solar e satélite solares, porém num ataque os satélites solares são quase sempre os primeiros a serem destruídos. Também é possível gerar energia com a planta de fusão, ela gera energia usando pequenas quantidades de deutério. Recomendada para planetas mais afastados do sol, pois estes produzem mais deutério e menos energia solar.

Um pouco, mas adiante falaremos da Planta de Fusão. Devemos ter em conta que a Planta de Fusão gera energia, mas também consome o valioso deutério. Como requisitos basta ter um Sintetizador de Deutério nível 5 e Tecnologia de Energia nível 3.

Os satélites solares. A fórmula para calcular quanto produzem é 20 + (temperatura máx. do planeta/4).
Os Satélites têm os seus prós e contras, são baratos, mas também são muito vulneráveis nos ataques, sendo provável que sejam destruídos na altura de um ataque ao planeta. Assim, cada um deve considerar se lhe convém ou não sua compra / utilização.

Ao aumentarmos cada nível de uma infra-estrutura, também aumenta o tempo que requer para chegar ao seguinte nível. Para reduzir este tempo é altamente recomendável evoluir a Fábrica de Robots, pois esta reduzirá consideravelmente os tempos de construção.

Mais à frente poderá reduzir drasticamente os tempos de construção de edifícios, naves e defesas com, a Fábrica de Nanites, mas isto é para uma etapa mais avançada no jogo já que requer uma grande quantidade de recursos.

Transportando recursos
Para transportar recursos usam-se os cargueiros. Cargueiros Grandes transportam até 25000 Unidades de recursos e cargueiros pequenos até 5000 Unidades, para transportar recursos vá até o menu frota, escolha a quantidade de cargueiros que quer enviar e clique em proceder, após isso escolha as coordenadas e mais uma vez clique em proceder, depois escolha a missão transportar para enviar recursos e seus cargueiros retornarem ou transferir para enviar os recursos e os cargueiros ficarem estacionados no planeta de destino.

Cargueiros Pequenos


Cargueiros Grandes


Pesquisas
As pesquisas são de importância capital para a evolução tecnológica do teu planeta. São tão importantes que sem a evolução de algumas pesquisas específicas o planeta não progride mais do que o básico.
Segue-se uma breve explicação de cada pesquisa:

Tecnologia Espionagem


Para espiar / não se fazer espiar /conhecer a frota do adversário (a quando de um ataque)

Tecnologia Computador


Cada nível pesquisado faz disponibilizar 1 slot na página de 'Frota'.
1 slot = 1 Frota / Missão



Tecnologia de Armas


+ 10% de poder de fogo. (defesas e naves)

Tecnologia de Escudo


+ 10% de escudo. (defesas e naves)

Tecnologia de Blindagem


+ 10% de blindagem (naves)

Tecnologia de Energia


A tecnologia de Energia permite disponibilizar novas tecnologias.

Tecnologia de Hiperespaço


A Tecnologia de Hiperespaço permite ter o Motor Hiperespaço.

Motor de Combustão


+ 10% de velocidade para:
Cargueiro Pequeno
Cargueiro Grande
Sonda de Espionagem
Reciclador
Caçador Ligeiro

Motor de Impulsão


Aumenta a velocidade das naves e o alcance dos mísseis.
+ 20% de velocidade para:
Cruzador
Nave de Colonização
Bombardeiro
Caçador Pesado

Motor de Hiperespaço


+ 30% de velocidade para:
Nave de Batalha
Destruidor
Estrela da Morte

Tecnologia de Laser


Permite ter os lasers ligeiros e pesado e a tecnologia de plasma e de íons

Tecnologia de Íon


Permite ter o Canhão de Íons

Tecnologia de Plasma


Permite ter o Canhão de Plasma

Tecnologia de Gravitação


Permite ter a Estrela da Morte

Rede Intergaláctica de Pesquisas


Reduz o tempo de cada pesquisa


Bashing (ataques)

Quantas vezes por cada 24 horas posso atacar um jogador?
Tens o direito a seis (6) ataques num período de 24 horas sobre o mesmo planeta. Esta regra não é válida para planetas inativos (i) ou (I).

Durante um ataque, qual é a quantidade de recursos que posso roubar?
Pode roubar até 50% dos recursos existentes no planeta. Por isso é conveniente atacar o planeta em vagas sucessivas, para roubar o máximo possível.

Uma sonda enviada com a ordem "ataque" é considerada como um "ataque"?
Se for UMA sonda e se o objetivo for criar um Campo de Destroços para o envio de recicladores, então não é considerado 1 ataque. Caso contrário, se forem enviadas mais do que 1 sonda será considerado como 1 ataque e conta para a regra de bashing.

Após um ataque, porque é que não perdem todas as minhas defesas?
Cada defesa tem uma possibilidade de reparação de 70%. A reparação é imediata (logo após se dar o ataque).

O que é o Rapid Fire?
O fogo rápido é a habilidade que tem uma unidade, depois de um disparo, de poder disparar a outras unidades, isto é, de poder disparar mais de uma vez por cada round.
Todas as unidades têm fogo rápido contra sondas de espionagem (80%). As sondas podem ser usadas como escudo barato, e assim atrair os disparos para elas.


Simuladores de Ataques
Estes programas servem para simular as batalhas antes delas ocorrerem para saberes se o ataque é rentável ou não, ou para prevenires a tua defesa num possível ataque:

Drago Sim <-- On-line, precisas de estar conectado.
SpeedSim <-- Off-line, precisas de fazer o download do programa.

Espionagem
A espionagem é uma das coisas mas importantes no OGame. Só espiando podemos encontrar alvos, que tenham os recursos suficientes para que um ataque valha a pena e que ao mesmo tempo tenham tão poucas defesas que nossa sonda possa superá-las sem problema.

No entanto, o sistema de espionagem para os novatos é um pouco complexo.
Se enviarmos uma sonda de espionagem para um planeta (com a missão de espiar) recebemos um relatório de espionagem. Este relatório tem diferentes versões:
desde um relatório completo até um relatório resumido ou curto.

O que interessa é a diferença entre os níveis de espionagem entre ti e o teu inimigo. Quantos mais níveis acima do teu, tiver o teu inimigo, mais sondas terás de enviar, para completar a diferença.

(nível esp. do inimigo - o teu nível de esp.)²

por exemplo: (7 - 5)² = 2² = 4
Terás de enviar 4 sondas para corrigir a diferença dos 2 níveis a mais de esp. Que o teu inimigo tem.

Depois de teres igualados o ultrapassado o nível de tecn. de esp. Poderás receber os seguintes relatórios:

1 Sonda tendo o mesmo nível de espionagem = Mostra recursos (embora estes sejam sempre mostrados)
2 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 1 sonda a mais das necessárias para igualar o nivel de esp.) = Mostra recursos + frota
3 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 2 sondas a mais das necessárias para igualar o nivel de esp.) = Mostra recursos + frota + defesas
5 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 5 sondas a mais das necessárias para igualar o nivel de esp.) = Mostra recursos + frota + defesas + edifícios
7 Sondas tendo o mesmo nível de espionagem (ou 7 sondas a mais das necessárias para igualar o nivel de esp.) = Mostra recursos + frota + defesas + edifícios + pesquisas

Portanto, o que vemos no relatório de espionagem depende de nossa tecnologia de espionagem e da do inimigo. Quanto maior for a diferença, mas detalhes vêem do inimigo.
Podemos aumentar a probabilidade de ver mais detalhes se enviarmos mais sondas ao planeta inimigo. Neste caso o aumento da tecnologia funciona ao quadrado, isto é, por cada nível de diferença temos de enviar cada vez mais sondas, embora haja a probabilidade que a defesa do planeta inimigo destrua todas as nossas sondas. Para isso serve a % de contra-espionagem. Quanto mais elevada for, mais perto estamos de perder as nossas sondas (máx: 100%).


Colônias
Como já vimos cada jogador começa o jogo com um planeta de 163 campos, mas o jogo dá a possibilidade de ter, além desse planeta principal, 8 colônias.
Para conseguires uma colônia deves construir primeiro um colonizador.
Devemos ver em 'Tecnologia' os requisitos para construí-lo: Hangar nível 4 e Motor de impulsão nível 3.

Em 'Tecnologias' encontramos os requisitos para a Construção, Pesquisa, Naves, Sistemas de Defesa e Construções Lunares.

Depois de ter os requisitos para a construção de naves de colonização, teremos esta nave à disposição de construção no 'Hangar': Metal: 10.000, Cristal: 20.000, Deutério: 10.000 e Energia: 0.

Quando já temos o colonizador disponível o seguinte passo é procurar um lugar vazio para criar a colônia.
Para procurar um lugar vazio devemos ir à página 'Galáxia' (ter em conta que tem um custo de 10 deutério por cada sistema solar que olhamos).

Nesta página aparece o sistema solar com os planetas de 1 a 15. Alguns dos planetas já têm um "dono", isto é, estão ocupados por outro jogador. Os espaços não preenchidos são "Slots" disponíveis para colonizar. No entanto o tamanho dos planetas varia consoante a posição onde se encontram. O tamanho consiste em probabilidades, não é uma regra simples. Assim:

pos1: média: 64, 60% entre 48 and 80 campos
pos2: média : 68, 60% entre 53 and 83 campos
pos3: média : 73, 60% entre 54 and 82 campos
pos4: média : 173, 60% entre 108 and 238 campos
pos5: média : 167, 60% entre 95 and 239 campos
pos6: média : 155, 60% entre 82 and 228 campos
pos7: média : 144, 60% entre 116 and 173 campos
pos8: média : 150, 60% entre 123 and 177 campos
pos9: média : 159, 60% entre 129 and 188 campos
pos10: média : 101, 60% entre 79 and 122 campos
pos11: média : 98, 60% entre 81 and 116 campos
pos12: média : 105, 60% entre 85 and 129 campos
pos13: média : 110, 60% entre 60 and 160 campos
pos14: média : 84, 60% entre 42 and 126 campos
pos15: média : 101, 60% entre 54 and 149 campos

Deves ter em conta que esta tabela se baseia em probabilidades, ou seja se colonizas uma posição 4, 5 ou 6 tens 80% de probabilidade de colonizares um planeta de tamanho entre 120 e 310 campos, mas também pode perfeitamente sair um de tamanho de 60 campos. Colonizar é algo que leva o seu tempo já que às vezes há que destruir a colônia que nos calhou, pelos seus escassos campos, mas vale a pena realizar um esforço por conseguir colônias grandes, já que ficam conosco por muito tempo.

Quando já temos as coordenadas para onde queremos enviar a nossa nave de colonização, vamos à opção 'Frota', no nosso colonizador, escrevemos 1 (para enviar apenas 1 única nave de colonização) e direcionamo-la às coordenadas que escolhemos.
A colônia é como se fosse um planeta novo onde devemos começar a desenvolvê-lo de igual modo como o fizemos com nosso planeta principal.


Galáxia

Fui à página 'Galáxia' e não tenho mais Deutério. O que se passou?
O fato de consultares a galáxia, custa-te 10 deutério, a cada nova página ou um regresso de trás, custa-te mais 10 deutérios.

O que significa "Planeta Destruído" na posição de um planeta?
O planeta foi destruído e está em fase de reformulação (demorará 24 a 48 horas).

O que significa Lua na posição de um planeta?
Lua tal como diz significa a presença de uma Lua. Um ataque pode resultar na formação de uma "Lua".

O que significa o Campo de Destroços na posição de um planeta?
Trata-se, por conseguinte de um campo de destroços, que pode ser reciclado por qualquer um. Se puseres o rato (cursor) por cima da imagem, podes ver a sua constituição.

O que significa o "i" na posição de um planeta?
O jogador está inativo a 2 semanas.

O que significa o "I" na posição de um planeta?
O jogador está inativo a 4 semanas. O planeta irá ser destruído e poderá ser colonizado novamente.

O nome do jogador está a azul, porque?
O jogador está em Modo de Férias.

O nome do jogador é seguido de um "g", porque?
A sua conta foi bloqueada por um operador.

Um jogador aparece a verde, porque?
Beneficia da proteção de jogador fraco, e é, por conseguinte demasiado fraco de modo que possas atacar-o (tens menos de 5x os teus pontos).

Jogador aparece um vermelho, porque?
Beneficias da proteção newbie, és demasiado fraco para ele. Não podes atacá-lo, nem ser atacado por ele (tens mais de 5x os teus pontos).

Tenho um tempo (minutos) na coluna acção, o que isso significa?
É o tempo desde o qual uma acção foi feita sobre este planeta. Pode igualmente ser, o tempo desde a última conexão do proprietário, o tempo desde a última sondagem efetuada sobre o planeta, ou o último transporte, o último ataque... Corresponde à última vez que houve um movimento sobre o planeta.

Há uma estrela (asterisco: *) o que isso significa?
Significa que o proprietário da conta está on-line. Também pode significar que o planeta acaba de ser sondado, há um ataque, ou um movimento de frota. Geralmente há um prazo de 30 minutos entre o fato de ter uma estrela, e o momento em que a estrela se transforma em contagem de tempo (minutos) se não houver mais movimentos.


Alianças
Podemos criar uma aliança ou unirmo-nos a uma das tantas já existentes. Pertencer a uma aliança tem várias vantagens tais como estar protegido pelos colegas da aliança como pelos pactos de não agressão realizados com outras alianças, ter mais facilidades na hora de negociar recursos, etc. Somado a tudo isto esta a possibilidade de comunicar com outras pessoas e ir aprendendo com a sua ajuda.

O administrador da aliança pode criar ranking dentro da sua aliança e atribuir diferentes funções a estes como por ex: Ver as solicitações, Ver a lista de membros, Ver o estado Ligado / Desligado na lista de membros, Criar um correio circular, etc.

Na página de Alianças / administrar a aliança podes editar os diferentes textos utilizados:

Texto externo: Todos os jogadores podem vê-lo
Texto interno: Só os membros podem vê-lo
Texto de candidatura: Todos os jogadores podem vê-lo quando se candidatam à aliança.

Texto para a página da aliança:
Itálico:[ i]Texto[/i]
Gordo:[ b]Texto[/b]
Sublinhar:[s]Texto[/s]
Imagens:[img] endereço (url) da imagem [/img]
Cores:[fc] nome da cor em inglês [/fc]

Nota : Certos Códigos BBcode não funcionam em certas Skin´s


Modo Férias
Este modo é uma boa opção se por algum motivo não vamos poder controlar o jogo por um tempo alargado.
O tempo mínimo do Modo de Férias é de 48 horas e o máximo de 1 mês.
Uma vez ativado a produção de recursos é reduzida para o mínimo. O planeta fica imune aos ataques e também não pode ser espiado por outros jogadores.

Requisitos para ativar o Modo de Férias:
1- não podemos ter naves em movimento, em produção, minas em crescimento nem investigações em processo.
2 - uma vez ativado não poderemos desativá-lo até passadas 48 horas.


Defendendo os nossos Planetas
Isto é uma idéia pessoal e só deve tomar-se como tal, cada um deve descobrir qual a tática que mais lhe agrada ou convém.

Para aquelas pessoas que não contam com a possibilidade de estar a controlar o jogo por muitas horas ao dia é fundamental criar uma defesa resistente. Há que ter em conta os fatores podem levar um inimigo a atacar-nos.

1 - Muitos recursos acumulados.
2 - Poucas ou inexistentes defesas.
3 - A pior combinação que é muitos recursos e pouca defesa.
4 - Uma grande frota estacionada no planeta, que depois de uma batalha deixe muitos recursos em forma de detritos espaciais, para serem posteriormente recolhidos pelo atacante.

As defesas têm uma probabilidade do 70% de ser reparada.
No caso de poucas unidades (menos de 10) esta possibilidade é calculada diretamente unidade por unidade.
No caso de muitas unidades a probabilidade é calculada por cada tipo de defesa. São sempre reparadas 70%+/-10% das unidades destruídas.


Mísseis

Para que servem os mísseis interplanetários?
Os mísseis interplanetários servem para destruir as defesas adversárias. Os mísseis de interceptação servem para te defenderes dos mísseis interplanetários enviados pelos teus inimigos.

Como posso obter mísseis?
Tens de construir o edifício «silo de mísseis» nível 2 para os mísseis de interceptação e nível 4 para os interplanetários.

Como envio um míssil?
No painel da galáxia, na coluna acção tens um ícone com um míssil. Clica no ícone ao lodo do planeta que queres atacar e seleciona o numero de mísseis que queres enviar.

Não tenho o ícone de míssil, é um bug?
Não, é normal porque o alcance é limitado: alcance = (Nível do teu reator de impulsão*2) –1

Os mísseis interplanetários também podem destruir frotas?
Não, unicamente os sistemas de defesas do planeta alvo podem ser destruídos.

O envio de mísseis interplanetários é considerado como um ataque?
Não, porque não faz parte da frota e é incapaz de roubar recursos.

Tenho um Relatório de Combate após ter lançado mísseis interplanetários?
Não. Só a vítima é que recebe um relatório.


Silos
Os silos são ao mesmo tempo sistemas de ataque e sistemas de defesa.
Podem conter mísseis, os quais podem destruir as defesas de planetas inimigos
(Mísseis interplanetários) e conter mísseis que interceptam os mísseis interplanetários (mísseis de interceptação)

Para poder usar estes mísseis tem de construir o silo. O silo custa no nível 1, 20.000 Metal, 20.000 Cristal e 1.000 de Deutério e pode albergar por cada nível 5 mísseis interplanetários ou 10 mísseis de interceptação.
Os mísseis são construídos dentro da página de "Defesas".


Sistema de Batalha
O sistema de batalha no OGame entra em acção cada vez que se enfrentam unidades inimigas. Isto pode suceder tanto num ataque como numa espionagem, quando as sondas são detectadas.

Quando se produz um confronto entre dois jogadores, as unidades tomam posições e depois começam a disparar uma contra as outras. Isto ocorre ao longo de 6 rondas e aquele que ao final fique de pé é o vencedor. Se os dois ficarem "vivos" ao final, há um empate
e o atacante regressa a casa.

Em cada ronda as naves e / ou defesas disparam para o inimigo. Cada nave dispara uma vez (a exceto as que tenham fogo rápido) e para um objetivo. A potência de fogo
de cada nave é devido ao seu poder de ataque. Este poder de ataque é absorvido em parte ou ás vezes por completo pelos escudos.
Quando a nave perde a sua capacidade de proteção, é destruída. Por sua vez, a partir de 30% de danos na estrutura da nave, existe um risco de explosão.

Poder de ataque:
Cada unidade tem um poder de ataque. Este poder pode ser aumentado em 10% se pesquisarmos a "Tecnologia de Armas". Como exemplo: Um caça pesado tem como poder de ataque 150. Com tecnologia de armas no nível 10, isto sobe em 100% isto é, a 300. Nas batalhas são somados os poderes de ataque das unidades.

Escudos
Os escudos regeneram-se em cada ronda.
Podem ser aumentados em 10% por cada nível da tecnologia de defesa.
Enquanto uma unidade dispor de escudo não recebe nenhum dano na sua blindagem.
Só quando o escudo é destruído é que se ataca a blindagem da nave.
Os disparos que fazem menos de um 1% de dano batem nos escudos e não produzem nenhum dano.

Blindagem das naves
Como terceiro elemento possui todas as unidades uma blindagem, como é lógico.
Indica quantos pontos de dano pode absorver uma nave. Os pontos que tem a blindagem são de 10% dos pontos de integridade estrutural que tem a nave. Isto também se pode calcular na produção.
Por cada 10 de Metal ou Cristal (não deutério) dá-se 1 ponto para a blindagem.
A resistência da estrutura pode ser aumentada se pesquisamos a tecnologia de blindagem. Por cada nível aumentará a estrutura de blindagem da nave em 10%.

Overkill
As naves recebem mais poder de fogo do que aquele que suportam, e são eliminadas logo na 1ª ronda.

Probabilidade de explosão
Desde 30% de danos todas as naves podem explodir. A probabilidade é calculada por cada disparo que passa desse limite e é sempre como a parte percentual do dano total.


Pontuação / Ranking
Aqui pode ver o funcionamento do sistema de pontuação.

Como ganhar pontos?
Cada vez que investes 1000 unidades de recursos, ganhas 1 ponto.

O sistema de pontuação toma em conta todos os tipos de recursos?
Sim. Pouco importa se investes metal, cristal ou deutério. No entanto o deutério gasto em deslocações das naves não é contabilizado.

Quando são contabilizados os pontos?
Os pontos são contabilizados quando a construção ou a pesquisa está concluída. No entanto os rankings só são atualizados 3 vezes por dia: 11h00, 17h00 e 03h00.

Ganho pontos ao atacar outro jogador?
Não. O fato de atacar não faz ganhar nenhum ponto. No entanto uma das razões em atacar um adversário é o de roubar os recursos. Estes recursos, depois de gastos, contabilizam pontos a favor de quem os gastou.

Se destruir uma minha colônia, qual o efeito sobre a minha pontuação?
Quando destróis um dos teus planetas, todos os pontos investidos nas construções (edifícios e sistemas de defesa) e os pontos investidos na frota estacionada nesse planeta serão perdidos.

Se destruir um nível de construção de um edifício, vou perder pontos?
Sim. Em primeiro lugar para destruir um nível de construção de um edifício, deves gastar recursos que não serão contabilizados no cálculo dos pontos. Segundo, destruir um nível de construção faz-te perder os pontos investidos para a construção desse nível.

Como são calculados os pontos para a classificação das frotas?
1 nave = 1 ponto.

Como são calculados os pontos para a classificação das pesquisas?
Logo que aumentares um nível de pesquisa, pouco importa a pesquisa.
1 nível = 1 ponto.

Como são calculados os pontos da aliança?
Sempre que um jogador da aliança acumula 1000 pontos, a aliança ganha 1 ponto.

Quando utilizo mísseis interplanetários, qual é o efeito na minha pontuação?
A regra dos 1000 recursos investidos = 1 ponto, inclui os mísseis. Quando lanças mísseis, os pontos ganhos para a construção são perdidos.

Construções até chegar às Naves
Seqüência da construção maciça para chegar mais rapidamente à construção de naves de ataque:

1.) Planta de energia (1)
2.) Mina de metal (1)
3.) Mina de metal (2)
4.) Planta de energia (2)
5.) Mina de metal (3)
6.) Mina de metal (4)
7.) Planta de energia (3)
8.) Mina de cristal (1)
9.) Mina de metal (5)
10.) Planta de energia (4)
11.) Mina de cristal (2)
12.) Mina de cristal (3)
13.) Planta de energia (5)
14.) Sintetizador de deutério (1)
15.) Mina de cristal (4)
16.) Planta de energia (6)
17.) Mina de metal (6)
18.) Mina de metal (7)
19.) Planta de energia (7)
20.) Mina de cristal (5)
21.) Sintetizador de deutério (2)
22.) Planta de energia (8 )
23.) Sintetizador de deutério (3)
24.) Sintetizador de deutério (4)
25.) Sintetizador de deutério (5) (baixar o deutério a 80% dentro dos recursos)
26.) Fábrica de robôs (1)
27.) Laboratório de pesquisa (1)
28.) Fábrica de robôs (2)
29.) Tecnologia da energia (1)
30.) Hangar (1)
31.) Planta de energia (9)
32.) Motor da combustão (1)
33.) Mina de cristal (6)
34.) Hangar (2)
35.) Sintetizador de deutério (6) (baixar o deutério a 80% dentro dos recursos)
36.) Motor da combustão (2)

Como desenvolver rapidamente no Ogame?

Aqui fica umas dicas de como começar a desenvolver-se rapidamente no OGame


1. Ordem dos Edifícios

Quando estiveres iniciando o jogo OGame, o teu planeta estará completamente vazio, aqui vai uma dica de como o desenvolveres:

1. Planta de Energia Solar Nível 1
2. Mina de Metal Nível 1
3. Mina de Metal Nível 2
4. Planta de Energia Solar Nível 2
5. Mina de Metal Nível 3
6. Mina de Metal Nível 4
7. Planta de Energia Solar Nível 3
8. Mina de Cristal Nível 1
9. Mina de Metal Nível 5

e por aí adiante ...

A razão para se focar na mina de metal é que futuramente serão necessárias enormes quantidades do mesmo. No começo não necessitarás de muito cristal ou deutério, assim sendo aumenta a tua produção de metal tão rapidamente quanto possas até que atinjas o nível 7 ou 8. Depois disto então deves evoluir a tua mina de cristal para uns níveis mais elevados.

2. Expandindo

Tenta pesquisar tudo o que é necessário para construir naves de colonização o mais rapidamente possível. Quando um jogador possuir a sua 1ª nave de colonização, aconselha-se que tente colonizar um planeta da posição 4, 5 ou 6. A probabilidade de obter uma colónia grande é maior nestas posições. Quando a colónia estiver construída, constrói os teus edifícios como foi descrito no capítulo 1, para desenvolveres rapidamente a tua colónia. Tenta colonizar pelo menos outros 6-7 planetas, mas deixa um Slot de colónia livre (cada jogador pode ter 8 colónias + 1 planeta principal), este Slot deve ser utilizado como uma base móvel para a tua frota. Para os jogadores que preferem atacar outros jogadores pode ser útil conservar 2 slots para colónias, de modo a que a sua frota tenha uma mobilidade mais elevada. As colónias aumentarão a produção dos teus recursos rapidamente se as minas forem construídas de uma forma correcta – e com uma boa produção de recursos, a tua quantidade de pontos aumentará também mais rapidamente. Mais tarde poderás enviar a produção diária das tuas colónias para o teu planeta principal para lá converteres esses recursos em naves, em pesquisas, em defesas e em edifícios.

3. Tipos de ataques para jogadores Iniciantes

Atacar! É um dos aspectos principais do jogo. Atacando, poderás aumentar a tua “renda” diária de recursos, e terás a certeza que os planetas vizinhos não se desenvolverão mais rapidamente que os teus. Antes de atacar qualquer planeta, constrói sondas de espionagem e envia várias para que possas ver os edifícios, frotas, defesas e tecnologias do planeta defensor. Se no relatório de espionagem apenas aparecer os recursos no planeta, tem cuidado: Provavelmente encontraste um jogador mais forte do que tu e que pode querer vingança de um ataque teu. A quantidade de energia indicada pelos recursos é também uma possibilidade para ver a força do jogador: Quanto mais elevada for a sua energia, mais elevadas serão as suas minas e consequentemente uma elevada produção. Se enviares mais sondas, conseguirás ver as suas frotas e defesas. Envia uma frota que possa transportar os recursos roubados mas convém lembrar que apenas é possível roubar 50% dos recursos existentes no planeta. Os cargueiros são úteis porque as naves não têm muita capacidade para transportar recursos. Certifica-te que envias uma frota que seja suficientemente forte para destruir todas as naves e defesas do outro planeta (para simular combates usa o DragoSim). Mesmo que um único lançador de mísseis fique inteiro, o atacante não roubará nenhuns recursos! Se tiveres sucesso a atacar um planeta, vai-o espionando regularmente, e quando houver bastantes recursos ataca-o outra vez! (cuidado para não violares a Regra de Bashing). Provavelmente não conseguirás tantos recursos como da primeira vez, mas se fizeres isso a mais do que um planeta, funcionará e conseguirás arrecadar uns lucros extra de recursos todos os dias. Isso é chamado "farming" – o jogador garante que parte dos recursos vindo de outros jogadores (planetas) são adicionados à sua conta, através de ataques. E se encontrar muitos planetas para usar de “farm”, é como se o jogador possuísse mais colónias do que os outros jogadores. Certifica-te de que atacas cada planeta 1 vez por dia (não esquecer de espionar primeiro) para que o outro jogador tenha oportunidade de jogar também, e claro, também para não violar a regra de Bashing.

4. Tipos de ataques para jogadores não iniciantes

Agora é hora de começar a usar o sentido "real" da palavra ataque. A maioria dos jogadores não atacam por causa dos recursos armazenados em outros planetas, porque na maioria dos casos há somente alguns recursos e teriam que atacar muitos planetas para obter uma grande quantidade de recursos. Assim sendo, o objectivo do atacante é procurar frotas de outros jogadores para destruir – depois do combate 30% dos recursos investidos nas frotas destruídas originarão um Campo de Destroços (CD), e é este o objectivo maioritário dos ataques, atacar e reciclar. Aconselha-se a construir muitos recicladores e uma frota forte, e depois ataca, ataca e ataca! As naves de batalha (NB) são muito úteis e as mais utilizadas, assim sendo, comece a construir uma grande quantidade delas, tão rapidamente quanto possível. Os jogadores mais avançados costumam construir 2 Recicladores para 5 naves de batalha, assim, depois de uma batalha puderas recolher todos os destroços provocados pela tua frota ao outro jogador. Ter a tecnologia de armas, escudo e blindagem a níveis elevados são também muito úteis.
Como atacar outras frotas:
Primeiro que tudo: Espia. Tenta encontrar outras frotas.
A maior parte dos jogadores menos experientes mantêm as suas frotas no planeta principal, desta forma, se procuras por frotas esses são os melhores planetas para procurar.
Consegues saber qual o planeta principal de um jogador, carregando na opção de "enviar mensagem a este jogador". A imagem seguinte diz-nos como encontrar as coordenadas que estamos á procura:


Não te preocupes se não possuíres esta cor – Eu estou a usar a Skin empire

Espia o planeta que aí se encontra, se tiveres sorte encontrarás uma frota ao teu alcance que possas destruir e reciclar.
Se não houver nenhuma, continua á procura e espia esse planeta outra vez noutro dia - provavelmente a seu frota estava apenas em viagem para outros planetas.

5. Tipos de ataques para jogadores mais avançados no jogo – usando o phalanx

Mais tarde no jogo, começam a surgir alguns problemas: primeiro, não haverão muitas mais frotas próximas do teu planeta principal, isto se tiveres trabalhado bem. Ou então essas frotas estão a salvo (direi no próximo capítulo como o fazer).
É então nessa altura que os phalanxs entram em jogo e comprovam a sua utilidade! O problema: só podes construir este edifício numa lua. Arranjar uma lua poderá também ser bem complicado pois uma lua só pode ser criada quando uma frota é destruída na orbita de um planeta. Assim sendo, para se arranjar uma lua existem 3 possibilidades:

1. Alguém te atacou e destruiu a tua frota.
2. Alguém te atacou mas conseguiste destruir a frota atacante.
3. Pagaste a alguém para te atacar com uma frota apenas com o propósito de criar uma lua.

Por cada 100.000 de recursos a flutuar na órbita de um planeta, cria-se 1% de hipóteses de criar uma lua. A probabilidade máxima de a fazer é de 20%, não interessando se depois da batalha ficaram mais recursos suficientes para aumentar essa probabilidade.
A segunda possibilidade é de longe a melhor, mas infelizmente também é a mais rara de acontecer.
Assim que consigas uma lua, usa os teus cargueiros e transporta recursos para ela para começares a construir uma base lunar, para arranjar campos para o teu phalanx. O alcance do phalanx é medido da seguinte forma: x² - 1 = y, onde o “x” é o nível do phalanx e o “y” o número de sistemas solares.
Quando tiveres a tua lua e phalanx prontos, espia outros planetas com ele – cada vez que o usares custará 5.000 de deutério, assim sendo, certifica-te que colocas deutério suficiente na tua lua para que o possas usar.
O phalanx mostrará as movimentações das frotas do planeta espiado – com os tempos incluídos! Repara no tempo e na força da frota assim como nas defesas do planeta onde ela chegará e vê quanto tempo demora a tua frota a chegar a esse planeta. Por exemplo:

O phalanx mostra-te que a frota adversária demora 4h 34 min a chegar ao planeta. A frota é constituída por 345 Naves de batalha e 50 Destruidores. No planeta existe uma defesa composta por 400 lança-mísseis e 600 lasers ligeiros.
A frota que necessitas para destruir esta e teres um bom lucro terá de ser composta com pelo menos 2.500 caças ligeiros. Não te assustes com a grande quantidade de caças que perderás - eles são apenas “carne para canhão” para que o fogo adversário não se concentre nas tuas preciosas naves de batalha – e as tuas perdas de recursos serão menores, acredita em mim. Para recolheres os recursos derivados da batalha, necessitarás de cerca 425 recicladores , no entanto, eles precisarão de mais tempo que a tua frota para chegar ao planeta. No nosso exemplo, vemos que precisamos de 3h 50min para levar os recicladores até ao planeta e por isso esperamos 30 minutos antes de os enviar para o CD do planeta com a missão de “recolher”. Se essa opção não estiver disponível, envia uma sonda para o planeta com ordem de ataque. A seguir ao seu “impacto”, a opção de recolha deverá aparecer nas missões dos recicladores. Fazendo isto, asseguras que ninguém te roubará os recursos pelos quais lutaste!
De volta ao exemplo, a nossa frota precisa de 1h e 10min para chegar ao planeta marcado. Esperamos então 3h e 30min ou mais antes de enviar a frota, para que assim chegue o mais próximo possível da chegada da frota adversária ao planeta. Os bons jogadores conseguem diferenças de tempos de chegada entre as duas frotas menores a 3 segundos, tornando impossível para o jogador atacado de salvar a sua frota mesmo que esteja online!

6. Tipos de ataques para jogadores mais avançados no jogo – frota móvel

Quando não há mais planetas para atacar num raio próximo do teu planeta principal e tu não queres trabalhar mais com a lua e o phalanx ou porque é muito caro ou porque simplesmente estás farto, chega a altura de colonizar o oitavo planeta(espaço que salvaste para colonizar) e é nesta altura que se vê a sua importância. É tempo de colonizar um planeta próximo de novas galáxias e sistemas solares mais longínquos: especialmente sistemas solares e galáxias com muitos planetas para atacar e frotas para destruir. Certifica-te que a tua nova colónia não fica ao alcance de phalanxs inimigos, ou então que tens força suficiente para destruir as frotas dos seus donos. Coloniza um planeta num sistema com muitos vizinhos – evita sistemas que tenham colegas da tua aliança por perto – não deves partilhar com eles a mesma zona de acção.
Primeiro, simplesmente faz a tua colónia, não precisarás de construir nenhuns edifícios nela – irás destruir a colónia mais tarde. Depois disso, espera alguns dias antes de partir para a acção e não movimentes a tua frota para a colónia demasiado cedo. Espera para ver quem espia a tua nova colónia e espia de volta. Fazendo isto, ficas com uma ideia de quem espia mais a zona – se o jogador que espia não representar uma ameaça para ti – ignora-o a princípio. Mais tarde poderás destruir a sua frota para vingar as vezes que te espiou!
Eu prefiro esperar 2-3 dias, e penso que seja mais que suficiente esse período. Mas se já fores um dos melhores do universo e estiveres no Top25, não esperes! Transfere a tua frota para a colónia e destrói todas as frotas que puderes antes que os seus donos fujam com elas. Muitos jogadores reconhecerão rapidamente quando alguém “grande” chega á zona para destruir as suas frotas...
Se no entanto não fores nenhum jogador de top, espera e então transfere a tua frota para lá. Leva deutério suficiente (muito importante!) e cargueiros, não te esqueças de levar também recicladores e sondas de espionagem que rapidamente entrarão ao serviço.
Os cargueiros irão transportar os recursos roubados e o deutério manterá as tuas frotas móveis e activas. Ataca como se o fizesses no planeta principal: espia e ataca. As melhores alturas para o fazeres será por volta das 2 da manhã ou mais tarde ainda, isto porque as probabilidades que o jogador que estejas a atacar se ligue entretanto e faça fleetsave com a sua frota e recursos diminui.
Nesses casos, as tuas perdas centram-se no imenso deutério que usaste para movimentar a frota até lá, enquanto que as dele são apenas algumas defesas (se as tiver).
Passada uma semana de intensa acção, regressa com tudo para o planeta principal e cria uma nova colónia noutro sistema solar distante...Se salvaste duas colónias para este efeito, poderás ter duas dessas colónias “móveis” a trabalhar ao mesmo tempo – movimenta a tua frota de uma colónia para a outra quando apagares uma e colonizares posteriormente outro slot.

7. Salvaguardando a tua frota e recursos

Não, isto não quer dizer que tenhas de trabalhar com “savegames” no Ogame Tongue . Para proteger a tua frota, primeiro terás de saber quanto tempo irás estar desligado. Em muitos casos, será qualquer coisa como 20horas por exemplo. Quando já souberes mais ou menos esse tempo, leva toda a tua frota (recicladores também!), e coloca umas coordenadas como destino. Não carregues para prosseguir! Olha apenas para o tempo total que durará a viagem. Coloca a velocidade a 10% e repara como o tempo total de viagem aumenta. Aumenta ou diminui a distância (coordenadas) ao local de destino até o tempo total da viagem ser metade do tempo que vais estar desligado. Supondo o exemplo das 20h, procuraríamos por um tempo total de viagem de cerca de 9h50 a 10h30. Apenas consideramos metade do tempo que estarás desligado, pois a frota terá de fazer a viagem de ida e de volta, mas o tempo que precisas será apenas de uma ida (metade do tempo) e não do tempo de ida e volta (tempo total). Quando encontrares o tempo correcto, faz para prosseguir. Nesta altura tens de decidir qual a missão que vais colocar na frota. Uma vez que tens recicladores contigo, deverás ter a opção de “recolher”. Escolhe esta missão para a frota e escolhe como destino o CD das coordenadas, de seguida preenche a capacidade de transporte da frota com os recursos que desejas salvaguardar – normalmente tudo aquilo que tens. Não interessa se colocas todos os teus recursos na frota para transportar – eles regressarão de qualquer forma com ela.
Se tiveres feito tudo correctamente, a tua frota regressará (com todos os recursos que transportou...) e quando estiveres de novo ligado ela estará novamente disponível no planeta de origem á espera de mais ordens! Enquanto a tua frota estiver a “passear” pelo universo, ninguém poderá atacá-la, pois no OGame as frotas em movimento não podem ser interceptadas. Porque é que salvarias a tua frota? Resposta simples: para não ta destruírem enquanto estiver parada. Muitos jogadores quererão com certeza os 30% de recursos que pagaste por ela, daí eles tentarem destruí-la. Certifica-te que estás do lado correcto da cadeia alimentar!
Mesmo quando um jogador mais fraco te espiar, há hipóteses de te destruírem a frota quando ele passa o relatório a outros jogadores e esses obviamente te atacarem!

8. Protegendo a tua frota de phalanxs

Obviamente, chegará uma altura em que terás de enfrentar phalanxs inimigos que não te permitirão manter a tua frota inteira durante muito mais tempo. Nessa altura terás algumas opções:

1. Salvaguarda a tua frota com a missão “transferir”.
2. Construir defesas suficientes.

8.1
Frotas em missão de transferência não são “encurraladas” por phalanxs, isto porque apenas têm uma viagem de ida. Alguém que te espie com o phalanx pode enviar a sua frota atrás de ti para te apanhar no teu local de chegada, mas podes sempre pedir o regresso para evitar o ataque!
Quando ele espiar o planeta para o qual a tua frota regressará, ele não te verá a regressar com a frota, pois o phalanx não disponibiliza essa informação – não se trata de nenhum bug é mesmo assim que o jogo está feito!

8.2
Defesa: A vantagem das defesas é que custam menos que uma nave com a mesmo poder em combate, para além de que as defesas quando destruídas não deixam detritos e há 70% de hipóteses das defesas destruídas em combate serem reparadas após esta. Para diminuir os lucros de um jogador que te destruísse a frota, constrói defesas: “carne para canhão” e algumas defesas poderosas!
Primeiro: “carne para canhão”: lança mísseis e lasers ligeiros são os melhores nesta função. As hipóteses de atingir uma nave de batalha tendo 49 lança mísseis é reduzida a 2%, mas por outro lado as tuas naves de batalha poderão ripostar de volta aos atacantes sem serem seriamente danificadas a não ser que o teu adversário tenha muita sorte, isto graças aos lança mísseis – que não deixam detritos depois da batalha na orbita do teu planeta – os atacantes perdem tempo/rondas a disparar para eles enquanto a tua frota vai diminuindo a dele! Se construíres pelo menos 10 lança mísseis ou lasers ligeiros por cada uma nave de batalha tua, as hipótese da frota atacante a atingirem será inferior a 10% - não é com certeza um alvo muito apelativo para ataques, não é verdade? Estou certo que muitos jogadores me odiarão por estar a escrever estas frases pois maior parte deles não gosta com certeza de estruturas defensivas tais que inviabilizem um ataque bem sucedido a um planeta, especialmente se os detritos formados depois do ataque não compensarem as perdas.

9. A tua confissão de Ogamer – tens liberdade de escolha!

Como é que te queres comportar no OGame? Queres comercializar com outros jogadores?
Ou preferes atacá-los até eles se renderem perante a tua frota vitoriosa? Queres espalhar o terror e o medo onde quer que a tua frota se aproxime? Ou oprimir os outros? “One-Man Army” ou equipa de “assassinos”? (aliados) Queres ser um “caçador de cabeças”? O OGame dá-te uma imensa liberdade neste aspecto – e tu és livre para escolher! Não és forçado a atacar – embora seja mais aconselhado para os teus pontos caso o faças. Mas também quem se importa com os pontos desde que se esteja a divertir? Este capítulo do tutorial serve apenas para te mostrar as possibilidades no OGame.

10. “Carne para canhão” e armas poderosas!

Precisarás de “carne para canhão” no “meio jogo” e quando estiveres mais avançado nele para reduzir as tuas perdas. Quando me refiro a “carne para canhão” refiro-me a caças ligeiros e aos lasers ligeiros, uma vez que o objectivo deles é exactamente o de manter os tiros longe das tuas naves e defesas mais caras.
Se 100 naves de batalha e 900 caças ligeiros combaterem contra 200 naves de batalha, as 200 perderão, pois não conseguirão concentrar o seu poder de fogo nas naves de batalha adversária que são realmente as que fazem maior parte dos estragos!
As 100 naves de batalha mais os 900 caças ligeiros ganharão e para além disso, o jogador que as enviou conseguirá obter, através da reciclagem, um pequeno lucro!
Cada nave escolhe ao acaso um alvo e dispara contra ele. Se tiveres 100 naves de batalha e 900 caças ligeiros, as hipóteses de acertar numa das naves de batalha é reduzida a 10%, pois essa percentagem corresponde exactamente á percentagem de naves de batalhas na frota inteira, obrigando o teu adversário a esforçar-se muito mais para destruir e diminuir a tua “carne para canhão” (caças ligeiros neste exemplo) e conseguir de facto acertar nas grandes naves e defesas que se escondem por detrás deles. Um canhão de plasma no meio de 999 lança mísseis terá hipóteses muito pequenas de ser atingido e pode no entanto ser responsável por grandes perdas do lado atacante se este atacar só com naves de batalha! Esse canhão de plasma destruirá até 6 naves de batalha – uma a cada ronda do ataque! Assim sendo, certifica-te sempre que atacas, de ver se o teu inimigo tem “carne para canhão”: nesses casos usa naves que tenham rapidfire contra ele! Por exemplo, se ele tiver muitos lasers ligeiros os destruidores serão a melhor escolha: um destruidor consegue destruir até 10 laser ligeiros por ronda do ataque! Imagina como a “carne para canhão dele” pode ser destruída em apenas 1-2 rondas do ataque...

11. Como é que os pontos e as estatísticas são calculados

11.1
A quantidade de pontos que tu tens é muito simples de se calcular: obténs 1 ponto por cada 1.000 de recursos que gastes em construções. Por exemplo: uma nave de colonização custa 10.000 de metal, 20.000 de cristal e 10.000 de deutério. Tudo junto dá um total de 40.000 recursos que usarás na construção dela – concluindo que cada nave de colonização que tenhas te da 40.000/1.000 = 40 pontos nas estatísticas. Se perderes uma nave de colonização (se, por exemplo, colonizaste um planeta com ela) perderás também essa quantidade de pontos que ganhaste inicialmente na sua construção.
Daqui reparamos que naves e estruturas defensivas (assim como as restantes construções) não são um investimento e ganho permanente de pontos, pois cada vez que te destruam algumas nave ou defesas, ou mesmo quando destróis edifícios, perderás o número correspondente em pontos que investiste neles.
Assim sendo, sempre que destróis um upgrade a um edifício ou mesmo quando destróis/abandonas colónias, os pontos investidos em ambos serão descontados.
Só o caso dos investimentos nas pesquisas são permanentes, pois os pontos ganhos assim que acabas uma pesquisa jamais te poderão ser descontados, uma vez que não podes “desfazer” uma pesquisa que tenhas concluído.

11.2
Os pontos de frota são ainda mais fáceis e simples de calcular que os pontos “normais”: Um ponto por cada nave que possuas – uma estrela da morte contará tanto como um caça ligeiro ou satélite solar. Os pontos de frota de um jogador apenas te dá conta da quantidade de naves que ele possui, não te dando informações qualitativas sobre a mesma.

11.3
Semelhante aos pontos de frota, obténs um ponto por cada pesquisa ou upgrade feito a uma – o preço dessa pesquisa é irrelevante para os cálculos destes pontos.

11.4
Estes pontos são calculados como os pontos “normais”, mas neste caso, todos os pontos de todos os membros que constituem a aliança são somados e divididos por 1.000.
Ou seja: quando tiveres usado, por exemplo, 1.000.000 recursos para construir qualquer coisa, receberás 1.000 pontos “normais” para ti e contribuirás com 1 ponto para a tua aliança.

Estou sendo atacado!o que devo fazer!?

Não seja um alvo fácil!

"Socorro, este ***** está sempre me atacando e eu não consigo construir nada. Ele não cumpre a regra de Bashing. O que posso fazer para bani-lo? Socorro, socorro, isto é tão injusto!!!"

A pessoa acima é você?

No OGame quando alguém é um alvo fácil, é normal que seja atacado com alguma freqüência. Todo o dia está a ser atacado e roubam-te os recursos que tão religiosamente juntas-te. Obviamente que não quer que isto se passe contigo. Mas, há muitas coisas que pode e deve fazer antes de abrir tópicos a choramingar os recursos que lhe roubaram. Aqui estão alguns conselhos:

Confirma se os ataques que você tem sofrido são realmente bashing.
Pode atacar alguém muitas vezes sem que isso seja considerado bashing. Consulte o tópico sobre a regra de bashing para que saiba se está dentro das regras.


Use os seus recursos!
Isto me parece que é o básico dos básicos, mas muitas pessoas ainda não conseguiram perceber. A razão pela qual os planetas são atacados é devido aos recursos. Quanto mais recursos tiverem no planeta, mais apetitoso eles serão aos olhos de um potencial atacante onde mais atacante aparecerão. É incrível como tantas pessoas ignoram esta regra básica e deixam os recursos acumulando no planeta. Se tiver recursos suficientes para uma evolução ou pesquisa que acha que será útil no futuro, o que é que está esperando? Evolua agora! Deve tentar acumular o mínimo de recursos possível. Tenha como objetivo usar o máximo dos recursos do planeta antes de se desligar do jogo ou no fim de cada sessão.
Uma maneira fácil de usar os recursos extras, especialmente no inicio, é gastá-los em defesas antes de se desligar. Desta maneira, mesmo que seja atacado, haverá muitos menos recursos que poderão ser roubados do planeta. Também pode construir naves, mas atenção: qualquer jogador pode recolher os recursos de naves destruídas, por isso se construíres uma frota de tamanho decente, tem a certeza que...


Faça fleetsave quando for ficar offline
Fleetsave é quando envia as suas naves para fora do planeta de modo a protegê-las. Enquanto as suas naves estiverem a viajar para algum lado, é impossível serem atacadas. Sempre que for se desligar do jogo, tente perceber o número de horas que vai estar ausente e envia as naves com uma missão que demore o tempo necessário. Vêja seção "Fleetsave offline", mais abaixo.


Faça fleetsave quando estiver a ser atacado
Numa altura em que venha a ser atacado por alguém mais forte que você, deve salvar tudo o que puder. Mesmo que não consiga destruir a frota atacante, deve tentar salvar tudo aquilo que pode ser destruído ou roubado. Vêja seção "Fleetsave pré-ataque", mais abaixo.

Construir defesas
Isto pode ser útil, mas não conte demais com ela. Não importa quanta defesa você tem, a outra pessoa pode sempre construir mais naves, provavelmente mais depressa do que o tempo que demora em construir a suas defesas. Mesmo assim é sempre útil construí-las. No inicio do jogo, principalmente, muitas pessoas vão atacá-lo sem sequer saber qual é a sua defesa. É muito engraçado chegar ao jogo e ver que alguém teve 3 caças pesados destruídos em um único round. E como já foi falado antes, é sempre bom construir defesas para gastar os recursos extras que tiver no planeta antes de se desligar do jogo - mesmo que sejam destruídas, pelo menos são recursos que o atacante não leva. Com o tempo é desmoralizante para os atacantes continuarem a desperdiçar tempo com um planeta que não rende recursos.


Envia MP ao atacante
Você ira ficar surpreendido com as vezes que algo tão simples funciona. Sim, o OGame é um jogo competitivo, mas nem todos os jogadores são completamente parvos. Se você lhes disser que os ataques estão a impossibilitá-lo de evoluir, pedindo-lhes simpaticamente que parem de atacar, há uma hipótese que eles passem a atacá-lo menos vezes, com menos freqüência ou mesmo parar os ataques por completo. Afinal de contas, há sempre muitos mais jogadores na galáxia. De qualquer maneira, você não perde nada em tentar.
NÃO envie mensagens com insultos ou ameaçadoras. Eles vão atacá-lo mais vezes ainda, e poderá vir ser banido por insultos. Não faça ameaças ridículas, do gênero; "Ataca-me mais uma vez e eu envio 20 estrelas da morte que estão numa colônia escondida!".


Desligar ou diminuir as suas minas quando for ficar offline
Esta é uma medida quase de desespero. Mas se estiver a ser atacado todas as vezes que estiver fora do jogo, esta medida talvez ajude. Se reduzir a produção de recursos quando estiver longe do jogo, torna o teu planeta pouco rentável para qualquer ataque. Se fizer isto por algum tempo, a pessoa que tem atacado poderá parar, e provavelmente se esquecera do seu planeta. Depois poderá continuar com as suas construções.




Ativa o Modo de Férias
Esta é ainda uma medida ainda mais desesperadorá, e há quem diga que seja um abuso do sistema, mas a opção existe. Quando ativa o Modo de Férias é impossível ser atacado. Quando está em Férias, qualquer pessoa que venha te atacar tem obrigatoriamente que parar, e há grandes hipóteses que se esqueça do seu planeta.
Contudo, lembre-se que em Férias as minas não produzem mais do que a produção básica, e por isso não vais acumular recursos. Importa também lembrar que não pode desligar o Modo de Férias enquanto não passarem 48 horas. Por estes motivos pense bem antes de usar esta funcionalidade.
Atenção: o Modo de Férias apenas pára os ataques que são lançados depois de ativar o modo de férias. Isto significa que qualquer ataque lançado antes, irá acontecer, esteja ou não em modo de férias.


Fleetsave Offline
É impossível atacar frotas quando estão a caminho de uma missão. Por isso, todas as vezes que se desligar do jogo tente perceber o número de horas que vai estar ausente, depois envia todas as naves numa missão e ajusta a velocidade de modo a demorar o tempo que acha necessário até ao seu regresso. Assim estará a salvar as suas naves até que voltes ao jogo.

Recomendo enviar as naves em missão de Transportar, Recolher ou Transferir.

Transportar
Missões de transporte de um planeta para outro.
Adiciona o número de naves que quer salvar e clica em "Proceder". Depois escreve as coordenadas para o planeta onde quer enviar a sua frota. Se tiver colônias pode enviá-las para lá, ou então poderá enviar para outro jogador. Depois de escrever as coordenadas, ajusta a velocidade das suas naves. Quanto mais baixa for, mais tempo demorarão. Quando selecionada a velocidade pode ver o tempo que as naves vão demorar a percorrer uma "Ida". Uma vez que as missões de transporte resultam numa ida e volta, o tempo que selecionou será metade daquele que as naves vão demorar. Por exemplo, se acha que vai ficar ausente por 11 horas, então deverá ajustar a velocidade para demorar 5:30 horas. Clica em "Proceder". Seleciona a missão "transportar", depois seleciona o número de recursos que quer incluir na viagem. Lembre-se que irá estar entregando os recursos para a pessoa/planeta para onde enviará as suas naves, por isso não coloque demasiados recursos a não ser que esteja a enviar as suas naves para uma colônia sua ou em alguma troca comercial.
Nota 1: Tenha cuidado se usar o planeta de outra pessoa. Essa pessoa irá saber exatamente quanto tempo as suas naves irão estar fora do planeta de origem, tornando fácil um ataque. Por isso use este método com jogadores que você confia.
Nota 2: Não envie recursos para um jogador mais forte que você, mesmo sendo de confiança, pois serás acusado de Pushing e pode ser banido.


Recolher
Missões de recolher recursos (Campos de Destroços).
Procure um planeta que tenha um campo de destroços e copie as coordenadas desse planeta.
Como foi dito acima, escolha as naves que quer salvar, mas certifique-se que tem recicladores incluídos na frota. Escreva as coordenadas do planeta escolhido e ao lado selecione a opção "CD" - campo de destroços. Também como dito acima, deve ajustar a velocidade das naves para o tempo que vai estar ausente do jogo. Clique em "Proceder" novamente. Selecione a missão "recolher". Também pode carregar as naves com os recursos já existentes no seu planeta de modo a protegê-los.





Transferir
Missões de transferir são apenas possíveis com as suas colônias.
Novamente, selecione as naves que quer enviar e clique em "Proceder". Depois escolha o planeta de destino e ajusta a velocidade. Lembre-se que as missões de transferir são apenas uma ida, ou seja, o tempo que selecionar será o tempo real que demorará a missão. Certifique-se que enchas as naves com os recursos que tiver no planeta de modo a protegê-los também.



Também é possível enviar as naves com a missão de Espionagem, embora eu não recomende a não ser que seja a um planeta inativo (aqueles que têm um "i" ao lado). De outra maneira correrá o risco do planeta espiado ter uma frota grande o suficiente para destruir toda a sua frota.


Fleetsave Pré-ataque (avançado)
Envie as suas naves o mais perto da hora do ataque possível. Se for atacado em 1 hora, e você puder estar on-line a essa hora, espere até faltar 1 ou 2 minutos para o ataque. Isto irá permitir salvar o máximo de recursos possível do planeta.
Atenção: Cuidado com este método, uma vez que forças exteriores ao OGame poderem prejudicar a sua estratégia. A ligação da Internet pode falhar, o computador pode falhar, você pode não estar on-line na hora do ataque, etc.
Muitas pessoas gostam de enviar as naves para fora do planeta segundos antes do ataque, porque assim obrigam o atacante a ir até ao fim do ataque, uma vez que muitos deles espiam alguns segundos antes para ver se ainda a frota e recursos no planeta se encontram lá.


Fleetsave com contra-ataque (mais avançado ainda) -- A minha favorita Tongue
É óbvio que quando alguém lhe ataca está usando a sua frota para lhe atacar, deixando assim o seu planeta mais vulnerável, permitindo um contra-ataque.
Quando alguém estiver perto de lhe atacar, espie o planeta de origem da frota. Tente perceber se a sua frota é capaz de destruir as defesas e roubar eventuais recursos que o inimigo tenha no planeta. Divida a sua frota em 2. A frota de contra-ataque, aquela que vai atacar o planeta do seu atacante, e a frota para fleetsave - aquela que vai salvar do ataque.
Calcule o deutério que vai precisar para enviar a frota de contra-ataque e deixa-o no planeta. O resto dos recursos armazene-os nas naves e faça fleetsave.
Cerca de 2 ou 3 minutos antes do ataque, lance a sua frota de contra-ataque em direção ao planeta do atacante, com a missão de ataque.Se conseguir isso terá sorte e assim além de evitar que o atacante tenha algum lucro conseguirá também obter um ataque onde sua frota chegará primeiro que a dele. Não se esqueça de sondar o inimigo para ver se ele aumentou as defesas ou movimentou outras frotas de outros planetas.

Boas Vindas